7 lições que J.K. Rowling ensina sobre a vida

09:44 Clarine Ramos 0 Comments

Em um post no facebook, descobri o Mind Openerz, que se trata de um blog com ensinamentos trazidos em filmes, por pessoas famosas ou em livros. Além de posts que ensinam bons hábitos (mentais). É uma leitura bem agradável, apesar do fundo preto me incomodar um pouquinho. Anyway, estava conferindo as atualizações e então encontrei esse post por lá: “7 lessons J. K. Rowling taught us about life” e não só porque gosto de Harry Potter, mas também porque há ótimas lições, resolvi traduzir e postar aqui. 


1. Um bom coração supera um talento

“São nossas escolhas, Harry, que nos mostram o que realmente somos e são mais importantes que nossas habilidades” - Albus Dumbledore. Quando tudo terminar, viver de forma gentil é mais importante que viver de fama. Fazer as escolhas certas é o que conta e não como sabemos fazer bem certas coisas.

2. Coragem vem de várias formas

“É preciso uma grande dose de coragem para enfrentar nossos inimigos, mas ainda mais para levantar nossos amigos.” - Albus Dumbledore. Apesar dessa lição ser uma pequena parte da série Harry Potter, é certamente uma das mais lembradas e acho que é algo que devemos prezar e lembrar frequentemente.

3. A vida é para ser vivida

“É impossível viver sem falhar em alguma coisa, a menos que você viva tão cautelosamente que pode acabar nem se quer vivendo, e nesse caso você falhou por ausência.” Essa é uma lição que J. K. Rowling nos ensina ainda fora de sua escrita e é uma lição qual devemos lembrar diariamente. Viva intensamente, livremente e sem medo de errar.

4. Todos merecem ser respeitados

Muitos dos amigos de Harry foram excluídos do mundo mágico (dos bruxos) por vários motivos (como por exemplo Luna, por ser peculiar ou Dolby por ser um elfo), mas apesar do que a sociedade o ensinou, Harry sempre tratou todos com respeito não importando que lugar ocupavam no mundo. Ele deu a todos uma chance, às vezes, muitas. Draco Malfoy, por exemplo, apesar de ser o adversário de Harry ao longo da série, Harry salvou sua vida. Ele ainda o deu a chance de ser uma pessoa melhor. 

5. Como realmente ver as pessoas

“Se você quer ver a verdadeira grandeza de um homem, veja como ele trata seus inferiores e não as pessoas iguais a ele.” - Sirius Black. Não fique amigo tão rápido de alguém só porque sorriu pra você. Certifique-se de ver a pessoa como um todo, não apenas como parece ser. 

6. Você nunca será muito velho para histórias infantis

A série Harry Potter encantou milhares de crianças bem como adultos, provando que nunca se é velho demais para ler histórias infantis. Não importa pelo o que passou na vida e nem sua idade, acho que todos precisamos embarcar numa aventura mágica de vez em quando. Nas palavras de Alan Rickman “Quando eu tiver 80 anos e sentado em minha cadeira de balanço, estarei lendo Harry Potter. E toda a minha família dirá: “depois de todo esse tempo?” e eu direi: “sempre”.

7. Não julgue o livro pela capa


Ok, é um ensinamento antigo mas verdadeiro e se aplica quando Severus Snape finalmente revela o que há por trás de sua aparência um tanto “assustadora”. Apesar de ele ser um personagem que é odiado por grande parte da história, nos capítulos finais a autora revela os motivos pra ele ser assim. De repente todo o ódio vai embora. Você nunca sabe quais as batalhas que os outros enfrentam para serem bons, então não faça conclusões.

Não acrescentei nada, apenas repliquei o que está lá e peço desculpas se traduzi algo errado. Essas lições acabaram sendo um tapa na minha cara e também uma forma de acordar pra algumas coisas que faço bem errado. Vivendo, aprendendo e tentando melhorar sempre. E como dizem por aí, ninguém é perfeito.

0 comentários: